Venda de Filhote de Buldogues Franceses em Erechim RS
Hoje, os Buldogues Franceses são excelentes cães de companhia, e um dos cães mais especiais que existe. Sua carinha engraçada e seu temperamento divertem as pessoas enormemente, então é difícil passear com um Frenchie sem chamar atenção. O temperamento do Buldogue Francês também confere um tom especial à raça, são cães normalmente alegres, companheiros, brincalhões e muito inteligentes. Como todas as raças de companhia, eles necessitam, acima de tudo, de contato constante com humanos. O Buldogue Francês é muito apegado às pessoas da casa, companheiro de todas elas raramente elege de forma clara um único dono. É característica do Bulldog Francês recepcionar familiares e amigos com pulos de alegria. Com crianças, a tolerância da raça já se tornou proverbial. Trata-se de um cão protetor, que tem naturalmente a percepção da fragilidade das crianças e, por isso, tende a tratá-las de forma especial, paciente e cuidadosa.
Venda de Filhote de TERRIER BRASILEIRO em Erechim RS
É um típico Terrier, de excelente estrutura, sem ser pesado. Seu tamanho é de pequeno á médio. É um cão ágil e rápido, agitado e sempre em alerta. É cauteloso com estranhos, mas é muito dócil e carinhoso com os familiares. Um excelente caçador de pequenas presas como ratos e um ótimo guarda, o Terrier Brasileiro (ou Fox Paulistinha) tem pelagem curta e lisa, e a cor é branca, com marcações em preto, marrom ou azul. A altura do Terrier Brasileiro pode variar de 37 à 40 cm. Na altura da cernelha, para os machos, e de 33 à 37 cm, para as fêmeas. O peso médio para os exemplares da raça é em torno de 5 kg. A conquista desse pequeno cão vai além das facilidades geradas pelo porte e pelo curto. Sua energia fantástica somada ao apego ao dono, o torna um cão extremamente participativo. O Terrier brasileiro faz de tudo para ficar 24 horas com você e diverte qualquer ambiente, pois é muito brincalhão. A ousadia é outra de suas qualidades.
Venda de Filhote de Shih-tzu em Erechim RS
Famoso pelo lindos e longos pêlos, o Shih-tzu é uma raça muito popular no Brasil.
É um cão que se acostuma facilmente em qualquer ambiente, e se dá muito bem com toda a família.
Ele não precisa de muito espaço, e é uma das principais escolhas para quem mora em uma casa pequena ou apartamento.
Venda de Filhote de Pastor Alemão em Erechim RS
Venda de filhotes de cães da raça Pastor Alemão. Caso tenha interesse em comprar um filhote de Pastor Alemão entre em contato conosco.
O Pastor Alemão Capa Preta é um dos cães mais inteligentes e é muito dedicado à sua missão. É uma raça muito versátil, devotado, leal e fiel aos donos. Convive muito bem com outros animais domésticos.
Eles são cães calmos e ficam ainda mais quando adultos. Não é um cachorro medroso, adora receber carinho e elogios da família. É um cão vigilante e alerta e pode ser um pouco reservado com estranhos. Caso não deseja tê-lo pra guarda, acostume-o desde cedo à presença de visitas e pessoas que ele não conheça.
O pasto alemão é um cão muito atento e tem um olfato invejável, por isso é muito usado pela polícia, sendo até chamado de “cão policial”. Na polícia ele é usado para ataque, rastrear drogas, buscar corpos em escombros e localizar pessoas desaparecidas.
O Pastor Alemão tem mais o perfil de defesa do que de ataque. Não deve ser criado pra atacar, pois pode se tornar muito violento. É uma raça que se dá bem com crianças e idosos, são pacientes e tranquilos.
Venda de Filhote de Pug em Erechim RS
Uma das raças mais antigas existentes, é um cão de pequeno porte com olhos grandes e cheio de ruguinhas.
É uma excelente escolha para quem tem crianças e outros animais, pois ele se adapta muito bem.
Assim como os Bulldogs, o Pug não gosta muito de temperaturas elevadas, então o ideal é sempre praticar caminhadas em momentos de pouco sol e calor.
Venda de Filhote de Golden Retriever em Erechim RS
Cão de grande porte e muito brincalhão, é uma raça extremamente dócil e se adapta perfeitamente em qualquer lugar.
Adoram crianças e se adaptam muito bem com outros animais.
São cachorros ideais para toda a família, e possuem uma energia inesgotável, por isso é muito importante ter tempo disponível para brincar muito com seu Golden.
Venda de Filhote de Maltês em Erechim RS
Um cão de porte pequeno e de pelos branquinhos.
Muito inteligente, brincalhão, que adora todos da família e se dá muito bem com crianças.
A raça Maltês é cheia de energia e precisa estar em movimento diariamente, então o ideal é reservar um tempinho para algumas corridas e caminhadas.
Venda de Filhote de Pastor Belga Malinois em Erechim RS
Sempre alerta e em movimento, o Pastor Belga é bastante brincalhão, vigilante e protetor além de ser um cachorro muito forte. Ele pode ser indiferente com estranhos e alguns podem ser bravos e até avançar. Esta raça é inteligente e dócil mas independente. Ele é o protetor de sua casa e família. O pastor belga milanois é a raça mais utilizada pela polícia norte americana.
O Pastor Belga precisa de exercitar bastante, o que pode ser uma corrida longa ou um uma seção longa e cansativa de brincadeiras como correr atrás de uma bolinha. Ele precisa de espaço para se movimentar durante o dia e faz melhor e por isso será ótimo se tive um quintal grande. É necessário levar para escovar e pentear seus pelos duas vezes por semana. Sua pelagem dupla precisa escovar e pentear duas vezes por semana.
Adestramento de Pastor Belga Malinois: Pastor-belga Malinois é uma das quatro variedades da raça Pastor-Belga, originária da Bélgica. De pelagem curta, de cor fulvo-encarvoada, é nativo da região de Malinas e tido como um dos mais comuns entre os pastores belgas
Venda de Filhote de Rottweiler em Erechim RS
O Centro Canino WalkerDog vende filhotes de cães da raça Rottweiler. Caso tenha interesse em comprar um filhote de Rottweiler entre em contato conosco.
O Rottweiler é um cão amável e divertido, mas ao mesmo tempo ele é muito poderoso. Um adestramento de obediência de rottweiller adequado desde filhote e a socialização são extremamente necessários. Essa raça pode ser muito territorial e protetora de sua família e casa. Rottweilers podem ser bem intimidadores e ainda carregam a fama de serem bravos, mas eles são ótimos para famílias e podem ser muito dóceis também.
O Rottweiler tem um pêlo curto e brilhante, de fácil manutenção. Escovar regulamente para tirar o excesso de pelos mortos é suficiente para mantê-lo bonito. Dar banho com muita frequencia vai tirar a oleosidade natural de sua pele, causando sérios problemas dermatológicos.
Rottweilers adoram aprender e serão excelentes se tiverem oportunidade. Treino de obediência é essencial, já que essa raça pode se tornar bem destrutiva se não for estimulada. É preciso uma pessoa forte, firme e dominante quando for treinar esse cão poderoso. O Rottweiler é extremamente inteligente para adestramento e se sai muito bem em diferentes esportes, mas também pode ser teimoso. Ocupam o 9º lugar no ranking de inteligência canina.
Adestramento de Rottweiler: Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açougueiros da região de Rottweil para o trabalho com o gado, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de ser útil na tração.
Venda de Filhote de Doberman em Erechim RS
O Centro Canino WalkerDog vende filhotes de cães da raça Doberman. Caso tenha interesse em comprar um filhote de Doberman entre em contato conosco.
O Dobermann é um cão de guarda inteligente e capaz, sempre alerta e pronto para proteger sua família e sua casa. Ele é um companheiro leal e aventureiro. Gosta de desafios mentais é uma dádiva de obediência como aluno. É sensível e muito receptivo aos desejos da família, embora alguns possam ser dominadores. Geralmente é desconfiado com estranhos.
Venda de Filhote de Buldog Campeiro em Erechim RS
O Centro Canino WalkerDog vende filhotes de cães da raça Buldog Campeiro. Caso tenha interesse em comprar um filhote de Buldog Campeiro entre em contato conosco.
O buldogue campeiro é uma raça canina originária do Brasil e que descende de antigos cães do tipo bulldog. O buldogue campeiro tornou-se um cão de trabalho adaptado às condições regionais.
Dados para contato e localização
Porto Filhote
A Porto Filhote nasceu em 2010, com o propósito de unir pessoas e animais de estimação. Pessoas que amam animais domésticos e animais que demonstram amor incondicional por essas pessoas.
Somos uma empresa com foco na venda de filhotes de animais de estimação de raça, precisamente cães e gatos. E essa é uma tarefa que nos dá muita satisfação, pois cada raça de cão ou gato traz consigo uma cultura, uma história, uma beleza natural e particular que passa a fazer parte da vida dos nossos clientes, em suas casas na cidade, na praia ou no campo.Os animais de estimação hoje agradam a pessoas de todas as idades e estilos de vida. A Porto Filhote tem o prazer de oferecer o animal de estimação certo para você, seja qual for a sua expectativa ou seu grau de conhecimento sobre o seu novo amigo.Realizar o seu sonho de ter um animal de estimação é o nosso trabalho. E mais que isso. Fazemos o máximo para que seja uma escolha marcante e feliz em sua vida.
Porto Filhote
Endereço: Av. Cristovão Colombo, 1095 - Bairro Floresta
Cidade: Porto Alegre
Estado - País: Rio Grande do Sul - BRA
O início da nossa história começa em 1999, em Caxias do Sul, cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul.
O amor pelos animais, o respeito por eles e a ética profissional sustentaram a empresa em todos esses anos e são os pilares da empresa. Tornando o Canil Filhotes da Serra referência nacional em criação de cães de raça.
Com o tempo fomos crescendo a proporção e evoluindo o processo, nesse período houveram três mudanças de endereços para espaços maiores.
Hoje somos uma empresa com mais de 15 colaboradores, que inclui uma equipe de veterinários e especialistas em criação, mas todos com o mesmo objetivo: realizar sonhos!
Filhotes da Serra
Endereço: Avenida Julio de Castilhos, 855
Cidade: Caxias do Sul
Estado - País: Rio Grande do Sul - BRA
CEP: 95010003
Nossa loja é um lugar especial para quem ama animais e deseja encontrar um novo companheiro. Oferecemos aos nossos clientes um atendimento personalizado visando garantir uma experiência única na escolha do seu filhote.
Dispomos de uma equipe experiente e dedicada para auxiliar nossos clientes a encontrar o filhote perfeito e que melhor se adapte ao seu estilo de vida, necessidades e preferências.
Trabalhamos com mais de 40 raças e possuímos convênio com mais 60 Canis & Criadores Especializados.
Oferecemos a maior e melhor garantia do mercado. A única loja a oferecer ASSISTÊNCIA VETERINÁRIA 24 HORAS em mais de 20 endereços na Gde. São Paulo.
Qualidade e Segurança assim, você só encontra aqui!
Filhotes Mania
Endereço: Av. Atlântica, 3315 - Interlagos
Cidade: São Paulo
Estado - País: São Paulo - BRA
Trabalhamos há TANTOS anos com carinho para que você encontre o filhote de raça perfeito, forte e saudável.
Prezamos a procedência e a credibilidade.
Nossos filhotes possuem ótimas características físicas dentro do padrão de cada raça. O temperamento de cada cão também é respeitado para que seus descendentes tenham um comportamento adequado a seu novo lar.
Nosso foco com os animais é o bem estar deles e a qualidade da raça, para que haja máximo de segurança e satisfação na hora da aquisição do seu filhote.
Love Doggy
Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosario,113
Cidade: Embu das Artes
Estado - País: São Paulo - BRA
Está querendo comprar um cão de guarda e mora em Erechim RS? Conheça os cães de guarda adestrados do Centro Canino WalkerDog.
A SOS-i cria para venda filhotes de Pastor Alemão, Filhotes de Pastor Belga Malinois, Filhotes de Rottweiler, Filhotes de Doberman e Filhotes de Buldog Campeiro.
Nossos cães são selecionados para trabalho de faro e proteção, excelentes amigos da família, confiáveis com as crianças, mas protetores contra invasores, possuem adestramento, campo e pista de esporte para se exercitar e controlar energia, são criados junto de nossas crianças com total confiança, vacinas importadas e ração premium. Filhotes só são vendidos com atestado de saúde por veterinário.
Venda de Cão de Guarda ou Proteção da Raça Pastor Alemão em Erechim RS
A WalkerDog vende filhotes de cães da raça Pastor Alemão. Caso tenha interesse em comprar um filhote de Pastor Alemão entre em contato conosco.
O Pastor Alemão Capa Preta é um dos cães mais inteligentes e é muito dedicado à sua missão. É uma raça muito versátil, devotado, leal e fiel aos donos. Convive muito bem com outros animais domésticos.
Eles são cães calmos e ficam ainda mais quando adultos. Não é um cachorro medroso, adora receber carinho e elogios da família. É um cão vigilante e alerta e pode ser um pouco reservado com estranhos. Caso não deseja tê-lo pra guarda, acostume-o desde cedo à presença de visitas e pessoas que ele não conheça.
O pasto alemão é um cão muito atento e tem um olfato invejável, por isso é muito usado pela polícia, sendo até chamado de “cão policial”. Na polícia ele é usado para ataque, rastrear drogas, buscar corpos em escombros e localizar pessoas desaparecidas.
O Pastor Alemão tem mais o perfil de defesa do que de ataque. Não deve ser criado pra atacar, pois pode se tornar muito violento. É uma raça que se dá bem com crianças e idosos, são pacientes e tranquilos.
Venda de Cão de Guarda ou Proteção da Raça Pastor Belga Malinois em Erechim RS
Sempre alerta e em movimento, o Pastor Belga é bastante brincalhão, vigilante e protetor além de ser um cachorro muito forte. Ele pode ser indiferente com estranhos e alguns podem ser bravos e até avançar. Esta raça é inteligente e dócil mas independente. Ele é o protetor de sua casa e família. O pastor belga milanois é a raça mais utilizada pela polícia norte americana.
O Pastor Belga precisa de exercitar bastante, o que pode ser uma corrida longa ou um uma seção longa e cansativa de brincadeiras como correr atrás de uma bolinha. Ele precisa de espaço para se movimentar durante o dia e faz melhor e por isso será ótimo se tive um quintal grande. É necessário levar para escovar e pentear seus pelos duas vezes por semana. Sua pelagem dupla precisa escovar e pentear duas vezes por semana.
Adestramento de Pastor Belga Malinois: Pastor-belga Malinois é uma das quatro variedades da raça Pastor-Belga, originária da Bélgica. De pelagem curta, de cor fulvo-encarvoada, é nativo da região de Malinas e tido como um dos mais comuns entre os pastores belgas
Venda de Cão de Guarda ou Proteção da Raça Rottweiler em Erechim RS
O Centro Canino WalkerDog vende filhotes de cães da raça Rottweiler. Caso tenha interesse em comprar um filhote de Rottweiler entre em contato conosco.
O Rottweiler é um cão amável e divertido, mas ao mesmo tempo ele é muito poderoso. Um adestramento de obediência de rottweiller adequado desde filhote e a socialização são extremamente necessários. Essa raça pode ser muito territorial e protetora de sua família e casa. Rottweilers podem ser bem intimidadores e ainda carregam a fama de serem bravos, mas eles são ótimos para famílias e podem ser muito dóceis também.
O Rottweiler tem um pêlo curto e brilhante, de fácil manutenção. Escovar regulamente para tirar o excesso de pelos mortos é suficiente para mantê-lo bonito. Dar banho com muita frequencia vai tirar a oleosidade natural de sua pele, causando sérios problemas dermatológicos.
Rottweilers adoram aprender e serão excelentes se tiverem oportunidade. Treino de obediência é essencial, já que essa raça pode se tornar bem destrutiva se não for estimulada. É preciso uma pessoa forte, firme e dominante quando for treinar esse cão poderoso. O Rottweiler é extremamente inteligente para adestramento e se sai muito bem em diferentes esportes, mas também pode ser teimoso. Ocupam o 9º lugar no ranking de inteligência canina.
Adestramento de Rottweiler: Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açougueiros da região de Rottweil para o trabalho com o gado, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de ser útil na tração.
Venda de Cão de Guarda ou Proteção da Raça Doberman em Erechim RS
O Centro Canino WalkerDog vende filhotes de cães da raça Doberman. Caso tenha interesse em comprar um filhote de Doberman entre em contato conosco.
O Dobermann é um cão de guarda inteligente e capaz, sempre alerta e pronto para proteger sua família e sua casa. Ele é um companheiro leal e aventureiro. Gosta de desafios mentais é uma dádiva de obediência como aluno. É sensível e muito receptivo aos desejos da família, embora alguns possam ser dominadores. Geralmente é desconfiado com estranhos.
Dados para contato e localização
SOS-i Treinamentos
Endereço: Rua da Várzea, 133 - Campo da Brazina - No Caminho para Serra e Litoral Gaúcho
Cidade: Araricá
Estado - País: Rio Grande do Sul - BRA
CEP: 93880000
Vídeos de Venda de Filhotes de Cães de Raça da WalkerDog
Vídeo 04 WalkerDOG Cão salvando o dono de perigo
Sequestro com refém termina mau. Cães e homens juntos!
Torne-se um Cabeleireiro Masculino Profissional mesmo que você esteja começando do absoluto zero. Descubra todas as técnicas de um Barbeiro de Sucesso para você iniciar o quanto antes!
Conheça o Curso de Cabeleireiro Masculino em Erechim RS
O segmento Mesas Resinadas explodiu nos Estados Unidos sendo campeão de vendas e chega agora ao Brasil encantando todos os brasileiros. Ramo de Mesas Resinadas com Porcelanato Líquido tem ALTA LUCRATIVIDADE com margens de lucro de 300 a 500%.
Conheça o Curso de Porcelanato Líquido em Erechim RS
Está precisando de serviços contábeis como consultoria tributária, abertura de empresas, planejamento tributários e vários outros serviços em Parobe Rio Grande do Sul. A contabilidade online é um método moderno de gerenciar contas e finanças de empresas usando plataformas digitais. Ela permite que empresários e contadores acessem e processem dados contábeis de maneira remota, aumentando a eficiência e a acessibilidade.
Conheça o Escritório de Contabilidade em Erechim RS
No curso online eu vou ensinar você varias técnicas de estética animal e apontar tendências a serem exploradas para que você se destaque da concorrência e tenha um futuro brilhante neste segmento que apresenta crescimento anual constante.
Conheça o Curso Banho e Tosa em Erechim RS
Serviço de adestramento de obediência cães básico e avançado. Adestramento de cães de guarda e proteção. Confira.
Aprenda TODAS as técnicas de Drywall com Adalberto Larroque, profissional com mais de 20 ANOS de experiência.
Oportunidade de carreira na construção civil a seco com o Curso de Drywall Com Adalberto Larroque em Erechim RS
Serviço Busca de Pessoas, Serviço de Investigação Conjugal, Serviço de Rastreamento de Veículos, Serviço de Localização de Pessoas e Animais Desaparecidos. Confira.
Serviço de adestramento de obediência cães básico e avançado. Adestramento de cães de guarda e proteção. Confira.
Dados de Erechim - RS Area em km2= 430 Populacao = 96087 PIB Per Capta = R$ 0
HISTORIA
Origens[editar | editar código-fonte]
De acordo com estudos realizados pela Eletrosul, o território que constitui, hoje, a região do Alto Uruguai já era habitada pelo homem há pelo menos 10 000 anos atrás. Nos últimos três séculos, a região foi habitada principalmente pelos indígenas da etnia caingangue. No entanto, muitos grupos guaranis também ocuparam as regiões de menor altitude.[13]
É provável que os primeiros povoadores não indígenas da região do atual município de Erechim tenham sido paulistas descendentes de bandeirantes que, instalando-se dispersivamente no território, obtiveram a concessão de tratos de terra requeridos ao governo do estado. Não foi de forma pacífica, inicialmente, a posse das terras por esses primeiros povoadores, que tiveram de sustentar, durante muito tempo, luta tenaz contra os caingangues, conhecidos pelos portugueses como "coroados".[14]
Firmaram-se, porém, na terra, os poucos posseiros que povoaram o território encoberto pela floresta e sulcado pela abundante rede da bacia hidrográfica ocidental dos rios Pelotas-Uruguai. Por volta de 1887, Augusto de Oliveira Penteado, conhecido por Augusto César, tendo, como companheiros, João Placidino Machado e Antônio Ferreira de Albuquerque, empreenderam uma ousada exploração fluvial, da qual elaboraram circunstanciado relatório que foi enviado à Câmara Municipal de Passo Fundo, em fins de 1888, contendo as denominações dadas por eles a vários acidentes geográficos.[14]
Em 1908 foi fundada a Colônia Erechim, planejada pelo diretor de Terras e Colonização Carlos Torres Gonçalves, atendendo aos princípios positivistas para tornar-se modelo de colonização.[15] O empreendimento teve rápido progresso econômico, facilitado não só pela presença de uma ferrovia, mas também pelas estradas planejadas durante a concepção da colônia e que foram construídas de acordo com os traçados previstos.[15] A colônia foi instalada em 1910, com a chegada dos primeiros 36 colonos: 4 família com 28 pessoas e 4 solteiros.[15]
Pioneirismo e imigração[editar | editar código-fonte]
A estação ferroviária de Erechim em 1910.
Vista da Avenida Maurício Cardoso na década de 1920.
A região foi colonizada basicamente por imigrantes de origem polonesa (1918),[16] alemã (1912),[17] judaica (1911)[18] e, principalmente, italiana. As primeiras famílias italianas chegaram na cidade por volta de 1910 através da ferrovia. Os imigrantes italianos, ao longo de vários anos, modificaram a fisionomia social da região com seus valores espirituais, culturais e materiais. Grande parte dos imigrantes, não só os italianos, vinham em busca de uma vida melhor para si e para suas gerações. Ainda hoje é possível perceber interferências dos imigrantes oriundos desses países, especialmente na arquitetura e na culinária da cidade.[19]
Já sobre influência da chegada dos primeiros imigrantes, em 1910 a sede da colônia já possuía um aspecto urbano com abertura de ruas e edificação de cerca de cinquenta casas e outras 22 em construção, todas de madeira, inclusive o chalé do escritório da comissão. Incluía ainda dois barracões para hospedagem dos imigrantes, enfermaria e depósito de materiais, nove casas comerciais, uma barbearia, uma alfaiataria, três sapatarias e um açougue. Também foi rápido o desenvolvimento da zona rural. Até 1914, a sede inicial da colônia Erechim foi o povoado que mais prosperou em toda a região. Em 20 de abril de 1916, o escritório da Comissão de Terras e Colonização foi transferido do Povoado Erechim para o de Paiol Grande, sede geral da colônia anteriormente escolhida.[14]
Formação administrativa[editar | editar código-fonte]
Com o crescimento do povoado e de sua economia - agricultura, pecuária, comércio e serviços - o município de Erechim foi elevado à categoria de município com a denominação de Erechim, pelo decreto estadual nº 2342, de 30 de abril de 1918, assinado por Borges de Medeiros, desmembrado do município de Passo Fundo. Sede na antiga povoação de Boa Vista do Erechim, instalada em 18 de junho de 1918.[11] Ao longo dos anos o município foi ganhando novos distritos. Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1 de setembro de 1920, o município estava constituído de cinco distritos: Boa Vista do Erechim (sede), Erechim, Barro, Erebango e Marcelino Ramos. Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1937, o município apareceu constituído de onze distritos: Erechim, Barro, Marcelino Ramos, Nova Itália, Nova Polônia, Paulo Bento, Quatro Irmãos, Rio Novo, São Valentim, Treze de Maio e Viadutos. No quadro fixado em 1943, o município era constituído de doze distritos: José Bonifácio (ex-Erechim), Barro, Carlos Gomes (ex-Ribeirão do Torto ex-Nova Polônia), Cotegipe, Marcelino Ramos, Nova Itália, Paulo Bento, Princesa Isabel (ex-Treze de Maio), Quatro Irmãos, Rio Novo, São Valentim, Severiano Almeida (ex-Nova Itália) e Viadutos. Em divisão datada de 1 de dezembro de 1960, o município era constituído de nove distritos: Erechim, Barão de Cotegipe, Capo-Erê, Itatiba, Mariano Moro, Nova Itália (ex-Severiano de Almeida), Paulo Bento, Quatro Irmãos e Três Arroios; em última modificação feita, em lei estadual nº 10762, de 16 de abril de 1996, desmembraram-se de Erechim os distritos de Paulo Bento e Quatro irmãos, elevados a categoria de municípios. Erechim passou a constituir-se de três distritos: Capo-Êre, Jaguaretê e a Sede.[11]
Crescimento urbano[editar | editar código-fonte]
Depois de terminadas todas as diligências oficiais referentes ao ato de emancipação, o Secretário de Obras Públicas Carlos Torres Gonçalves ordenou a execução da divisão da cidade que serviria de sede ao novel município pelos engenheiros e agrimensores da comissão de terras, que funcionava no antigo povoado Erechim (hoje Getúlio Vargas). Tomaram, então, como ponto de partida a Estação Ferroviária, sem contudo ter feito, ao que tudo indica, o reconhecimento prévio do terreno. O planejamento repetiu a planta da cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, também foi baseado em conceitos urbanísticos usados nos traçados de Washington D.C (1791) e Paris (1850). Aprovado o futuro traçado, iniciou-se a implantação da cidade com a venda de terrenos e respectivas construções de madeira, aparecendo tudo com rapidez, principalmente na Avenida José Bonifácio, hoje denominada Maurício Cardoso. E, assim, como que por encanto, surgiu a Vila Boa Vista, substituindo a antiga Paiol Grande.[20]
Com o passar dos anos, também houve uma necessidade em obras e intervenções nas ruas da cidade. As principais foram o nivelamento da canhada existente na avenida Maurício Cardoso, canalização das sangas existentes nas primeiras quadras das ruas Itália e Nelson Ehlers, e o nivelamento de muitos outros buracos com madeira e terra.[20]
Centro executivo no centro da cidade, o Prédio do Relógio.
Uma das casas construídas na década de 1930 em Erechim que acabou sendo destruída por um incêndio em 2010.[21]
Anos mais tarde, foram feitos grandes estudos que comprovaram que Erechim se desenvolvia sobre buracos - em trabalho executado pela antiga comissão de terras, um levantamento que durou muitos meses, capitaneado por Diumer Schneider, os Irmão Malinowski, os Irmãos Losina, Antônio Bergmann e Henrique Schwerin, fizeram um levantamento topográfico de dois em dois metros quadrados. Antes mesmo do término desse serviço, um prefeito da época mandou o agrimensor da prefeitura nivelar o calçamento e foram estendidos os cordões, com todos os defeitos da superfície. Muitas administrações tentaram em vão nivelar a cidade. Mais tarde desenhou-se o Plano Diretor, que dispunha sobre o desenvolvimento urbano. Com ele, concedeu-se o nivelamento de muitas construções antes de fazer o nivelamento das ruas, o que resultou em casas com muitos andares enterrados, depois de as ruas serem nivelada como deviam, para atenuar com as íngremes subidas. Houve uma grande celeuma na cidade sobre esse plano diretor, que acabou arquivado.[20]
História recente[editar | editar código-fonte]
Com o crescimento de Erechim e cidades próximas, foi criada a Microrregião de Erechim, reunindo além do município, outras trinta cidades. São as mais populosas: Getúlio Vargas, Aratiba, Barão de Cotegipe, Estação, Gaurama, Campinas do Sul, Erval Grande, Marcelino Ramos, Viadutos, Itatiba do Sul, Áurea e Severiano de Almeida. Em 2006 sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em cerca de 211 228 habitantes em uma área total de 5 745 km². Seu índice de desenvolvimento humano (IDH) médio era de 0,791 e o PIB per capita médio de R$ 22.048,00 em 2003. Localiza-se na mesorregião do Noroeste Rio-grandense.[22]
Um dos acidentes mais graves e que mais chocou a população da cidade de Erechim aconteceu em 22 de setembro de 2004, quando um ônibus fretado pela prefeitura de Erechim para transportar estudantes da zona rural para escolas da cidade levava 31 pessoas quando ele caiu em uma barragem da CORSAN.[23] Equipes de resgate levaram mais de três horas para retirar o ônibus da água.[24] Os pais dos adolescentes foram indenizados em R$ 190 mil reais[25][26] e o motorista, que sofreu ferimentos leves, foi preso em 2005, acusado de dirigir em alta velocidade.[27] Segundo dados de autópsia, 17 crianças e adolescentes faleceram. O estudante Lucas Verazzo saiu como herói, pois salvou três de seus colegas que estavam se afogando, e quando foi salvar o quarto acabou morrendo. Os três dias posteriores ao acidente foram utilizados como uma maneira de protesto e as aulas foram paralisadas em todas as escolas da cidade.[28][29] ECONOMIA Algumas informacões sobre a economia e população da cidade.
A cidade de Erechim localizada no estado de Rio Grande do Sul tem uma área de 430.7 de quilometros quadrados.
A população total de Erechim é de 96087 pessoas, sendo 46224 homens e 49863 mulheres.
A população na área urbana de Erechim RS é de 90552pessoas, já a população da árae rual é de 5535 pessoas.
A Densidade demográfica de Erechim RS é de 223.11. A densidade demegráfica é a medida expressada pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressada em habitantes por quilômetro quadrado. Veja mais no link a seguir Densidade Demográfica Wikipedia.
Outra informação que temos sobre a população de Erechim RS é que 19.36% tem entre 0 e 14 anos de idade; 71.86% tem entre 15 e 64 anos de idade; e 8.78% tem acima de 64 anos de idade.
Conforme os dados, a maior população da cidade de Erechim localizada no estado de Rio Grande do Sul são as pessoas de 15 a 64 anos de idade, ou seja, existem mais adultos no município. Em termos de ecnomia isso é bom pois tem mais pessoas trabalhando e gerando riqueza para o país.
Nos dados da Fundação de Economia e Estatistica de 2014 o município possuía R$4.091.150,00 [82] no seu Produto Interno Bruto. O PIB per capita é de R$ 40.207,07.[83]
Produção de Milho, Soja e Trigo (2008)[84]
Produto Área colhida (Hectares) Produção (Tonelada)
Milho 3.500 20.300
Soja 7.200 17.280
Trigo 3.000 5.040
Setor primário
A agricultura em Erechim, apesar de ser a atividade que é menos representada no PIB municipal, é de grande importância pela diversidade de sua produção. De todo o PIB da cidade 36.164 mil reais é o valor adicionado bruto da agropecuária.[85] Segundo o IBGE, em 2008 o município possuía um rebanho de 13.501 bovinos, 27.107 suínos, 194 equinos, 4 mulas, 472 caprinos, 1.102 ovelhas e 492.907 aves, dentre estas 17.044 galinhas, 474.963 galos, frangos e pintinhos e 900 codornas.[86] Em 2008 a cidade produziu 12.922 mil litros de leite de 5.800 vacas. Foram produzidos 274 mil dúzias de ovos de galinha, 7.829 quilos de mel-de-abelha e 1.200 quilos de lã proveniente das ovelhas.[86] Na lavoura temporária são produzidos principalmente o milho (20.300 toneladas), a soja (17.280 toneladas) e o trigo (5.400 toneladas).[87]
Setor secundário
521 187 reais do PIB municipal são do valor adicionado bruto da indústria (setor secundário). O setor secundário é o que mais tem destaque na cidade. São aproximadamente 700 empresas de porte variado que produzem 37.96% da arrecadação municipal.[88] O Distrito Industrial, criado em 1978, é a principal fonte de riqueza no setor, e abriga cerca de 5000 pessoas.[88]
A principal causa do grande desenvolvimento deste setor foi, especialmente, a expansão do parque industrial, que fez com que o município de Erechim crescesse quatro vezes mais que a média do Brasil e quase três vezes mais do que o Rio Grande do Sul.[57] Este crescimento também deriva da perda de pecuaristas e agricultores, pois muitos migraram para a indústria, como um novo modo para enriquecer. O ramo que mais cresceu em todo este tempo foi o metal-mecânico, que entre 1985 e 2005, aumentou em média 25,4% a quantidade de empregados.[88]
Setor terciário
952 183 milhões reais do PIB municipal são de prestações de serviços (terciário).[85] O setor terciário atualmente é uma importante fonte geradora do PIB erechinense. De acordo com o IBGE a cidade possuía no ano de 2008 5.439 estabelecimentos comerciais e 74 919 trabalhadores, sendo 40 925 pessoal ocupado total e 33 994 ocupado assalariado. Salários juntamente com outras remunerações somavam 478.599 reais e o salário médio mensal de todo município era de 2,7 salários mínimos.[89] A atividade comercial já contribui com 17,85% da arrecadação do município. A área do turismo também está sendo explorada cada vez mais para no futuro poder tornar-se uma importante fonte de renda da população.[88] TURISMO
Benjamin Busato, com o pseudônimo Chico Tasso, historiador de Erechim
Naturais de Erechim
Microrregião de Erechim
Mesorregião do Noroeste Rio-grandense
Lista de municípios do Rio Grande do Sul
Lista de municípios do Rio Grande do Sul por população
Lista de municípios do Rio Grande do Sul por data de criação
Lista de municípios do Brasil
Rio Grande do Sul
Referências
? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008
? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010
? a b «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 29 de agosto de 2018
? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008
? a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/erechim/panorama. Consultado em 17 de julho de 2018 Em falta ou vazio |título= (ajuda)
? «Pesquisa IDESE». http://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/10844/28-03-2016/erechim-e-a-2-mais-desenvolvida-do-rs-entre-as-cidades-com-mais-de-100-mil-habitantes
? «PIB Municipal RS - 2007». www.fee.tche.br
? «Raízes do Sul». Consultado em 12 de abril de 2010. Arquivado do original em 7 de julho de 2009
? http://www.portalkaingang.org/Lgua_Kaingang.pdf
? a b Prefeitura Municipal de Erechim. «História de Erechim». Consultado em 11 de outubro de 2010
? a b c d Cidades@ - IBGE. «Histórico» (PDF). Consultado em 2 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Origem do Nome». Consultado em 11 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Nativos». Consultado em 9 de outubro de 2010
? a b c Cidades@ - IBGE (1970). «Histórico». Consultado em 9 de outubro de 2010
? a b c Caron, Márcia dos Santos; João Carlos Tedesco (3 de abril de 2012). «O Estado positivista no norte do RS: a questão da propriedade da terra e a fundação da colônia Erechim (1890/1910)». História Unisinos. 16 (2): 220-231. ISSN 2236-1782. doi:10.4013/htu.2012.162.05. Consultado em 16 de maio de 2013 A referência emprega parâmetros obsoletos |coautor= (ajuda)
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Imigrantes Etnia Polonesa». Consultado em 10 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Imigrantes Etnia Alemã». Consultado em 10 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Imigrantes Etnia Israelita». Consultado em 10 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Imigrantes Etnia Italiana». Consultado em 10 de outubro de 2010
? a b c Prefeitura Municipal de Erechim. «Origens do desenho urbano da cidade». Consultado em 9 de outubro de 2010
? José Adelar Ody (7 de outubro de 2010). «Incêndio mobiliza bombeiros em Erechim». Consultado em 11 de outubro de 2010
? Sites do Brasil. «Microrregião de Erechim». Consultado em 9 de outubro de 2010
? DB Online (22 de Setembro de 2004). «Ônibus escolar cai em barragem e mata 17». Consultado em 9 de outubro de 2010. Arquivado do original em 16 de novembro de 2012
? Terra (22 de setembro de 2004). «Ônibus escolar cai em barragem e mata 17 no RS». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Folha Online (12 de fevereiro de 2008). «Justiça indeniza pais de mortos em acidente com ônibus em Erechim». Consultado em 9 de outubro de 2010
? ClicRBS (11 de fevereiro de 2008). «Famílias de vítimas de tragédia com ônibus em Erechim serão indenizadas por dano moral». Consultado em 9 de outubro de 2010
? G1 (11 de fevereiro de 2008). «Justiça condena envolvidos em acidente de ônibus no RS». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Jornal Diário da Manhã (28 de setembro de 2004). «Tragédia de Erechim - O difícil recomeço». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Folha.com (25 de setembro de 2004). «Protesto lembra vítimas do ônibus escolar acidentado em Erechim». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Erechim em números». Consultado em 5 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Localização e Limites». Consultado em 5 de outubro de 2010
? maps.google.com.br. «de Erechim - RS a Porto Alegre - RS - Google Maps». Consultado em 25 de dezembro de 2009
? Associação Brasileira de Concessionárias de Rodoviárias. «Distância entre cidades (Erechim-Porto Alegre)». Consultado em 25 de dezembro de 2009 [ligação inativa]
? Universidade Federal de Santa Maria. «Regiões Fisiográficas». Consultado em 5 de outubro de 2010
? Confederação Nacional dos Municípios (CNM). «Dados Gerais». Consultado em 5 de outubro de 2010
? Embrapa Monitoramento por Satélite. «Rio Grande do Sul». Consultado em 5 de outubro de 2010
? «DADOS SOCIO.pdf (objeto application/pdf)» (PDF). www.agbpa.com.br. Consultado em 5 de outubro de 2010 [ligação inativa]
? World Map of the Köppen-Geiger climate classification. «World Map of the Köppen-Geiger climate classification». Institute for Veterinary Public Health. Consultado em 4 de outubro de 2010
? Ig. «Informações Climáticas». Consultado em 25 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 12 de abril de 2010
? a b Weather Underground. «Seasonal Weather Averages». Consultado em 4 de outubro de 2010
? Clicrbs (4 de maio de 2009). «Estiagem: racionamento de água em Erechim começa ao meio-dia». Consultado em 4 de outubro de 2010
? Alan Dias (26 de agosto de 2010). «Queimadas destroem mais de 11.000m² de vegetação em cinco dias». Jornal Boa Vista. Consultado em 4 de outubro de 2010
? Blog Cidade de Erechim. «Neve em Erechim». Consultado em 2 de maio de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Clima». Consultado em 4 de outubro de 2010
? Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (Agritempo). «Dados Meteorológicos - Rio Grande do Sul». Consultado em 26 de novembro de 2011. Arquivado do original em 8 de dezembro de 2004
? Bancos de Dados Climatológicos (BDC). «Precipitação acumulada em junho de 1970 (Quatro Irmãos - BRA)». Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Consultado em 4 de outubro de 2010
? Bancos de Dados Climatológicos (BDC). «Precipitação acumulada em dezembro de 1970 (Erechim - BRA)». Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Consultado em 4 de outubro de 2010
? Bancos de Dados Climatológicos (BDC). «Precipitação acumulada em junho de 1977 (Quatro Irmãos - BRA)». Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Consultado em 4 de outubro de 2010
? Bancos de Dados Climatológicos (BDC). «Precipitação acumulada em agosto de 1966 (Erechim - BRA)». Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Consultado em 4 de outubro de 2010
? Bancos de Dados Climatológicos (BDC). «Precipitação acumulada em abril de 1971 (Quatro Irmãos - BRA)». Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Consultado em 4 de outubro de 2010
? Eugenio Hackbart (20 de novembro de 2006). «Erechim teve a maior precipitação em curto período desde 1984». Metsul. Consultado em 5 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (27 de setembro de 2010). «Longines Malinowski ganha nova araucária». Consultado em 10 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (4 de junho de 2010). «Semana do Meio Ambiente encerra com grande participação do público». Consultado em 10 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (10 de agosto de 2010). «Passeio Ciclístico Cidade de Erechim Contra a Poluição é neste domingo». Consultado em 10 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Diretoria de Licenciamento Ambiental». Consultado em 10 de outubro de 2010
? a b c Confederação nacional de municípios (CMN). «Demografia - População total». Consultado em 4 de outubro de 2010
? a b c d e f g h i j k «Dados de Erechim e Planejamento» (PDF). PME Online/Prefeitura de Erechim. Consultado em 25 de dezembro de 2009
? Confederação Nacional dos Municípios (CMN). «Demografia - População Urbana». Consultado em 4 de outubro de 2010
? Confederação Nacional dos Municípios (CMN). «Demografia - População Rural». Consultado em 4 de outubro de 2010
? Cidades@ - IBGE (2006). «Representação Política 2006». Consultado em 3 de outubro de 2010
? Ipeadata (2007). «Social: Desenvolvimento Humano 2007». Consultado em 4 de outubro de 2010
? Sidra (Sistema IBGE de Recuperação de Dados Automática) (2000). «População de Erechim por raça e cor». Consultado em 4 de outubro de 2010
? a b «Religião». Consultado em 4 de outubro de 2010
? FIRS. «Sobre a FIRS». firgs.org.br. Consultado em 17 de outubro de 2010. Arquivado do original em 28 de maio de 2009
? Cristiane Agostine (8 de outubro de 2009). «Senado aprova acordo com o Vaticano». O Globo. Consultado em 4 de outubro de 2010
? Fernando Fonseca de Queiroz (Outubro de 2005). «Brasil: Estado laico e a inconstitucionalidade da existência de símbolos religiosos em prédios públicos». Jus Navigandi. Consultado em 4 de outubro de 2010. Arquivado do original em 22 de setembro de 2011
? Igreja Envangélica Assembleia de Deus Erechim/RS. «Histórico da Assembleia de Deus em Erechim». Consultado em 4 de outubro de 2010
? Organization of American States (OAS). «The Brazilian Legal System» (em inglês). Consultado em 3 de outubro de 2010
? Flávio Henrique M. Lima (8 de fevereiro de 2006). «O Poder Público Municipal à frente da obrigação constitucional de criação do sistema de controle interno». JusVi. Consultado em 3 de outubro de 2010. Arquivado do original em 8 de setembro de 2012
? Câmara Municipal de Bragança Paulista. «Câmara Municipal de Bragança Paulista». Consultado em 3 de outubro de 2010. Arquivado do original em 15 de fevereiro de 2012
? www.ereshow.com.br. «Erechim - XII Rally Internacional de Erechim». Consultado em 24 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 15 de fevereiro de 2012
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Administração». Consultado em 3 de outubro de 2010
? Terra (6 de outubro de 2008). «Apuração 1º turno». Consultado em 3 de outubro de 2010
? «Paulo Alfredo Pólis do PT é reeleito prefeito em erechim». G1. Consultado em 3 de janeiro de 2012
? DJI. «Constituição Federal - CF - 1988 / Art. 29». Consultado em 3 de outubro de 2010. Arquivado do original em 16 de janeiro de 2012
? Terra (6 de outubro de 2008). «Apuração 1º turno (Vereadores)». Consultado em 3 de outubro de 2010
? «Página inicial — Camara Municipal de Erechim». www.erechim.rs.leg.br. Consultado em 2 de outubro de 2017
? @LIZ. «Lei Orgânica do Município de Erechim». Consultado em 3 de outubro de 2010
? Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS) (3 de maio de 2006). «Ministério Público inaugura nova sede em Erechim». Consultado em 3 de outubro de 2010
? «Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul». www.tre-rs.gov.br. Consultado em 2 de outubro de 2017
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Demografia». Consultado em 2 de outubro de 2010
? «FEE». www.fee.rs.gov.br. Consultado em 2 de outubro de 2017
? «IBGE | Brasil em Síntese». cidades.ibge.gov.br. Consultado em 2 de outubro de 2017
? Cidades@ - IBGE (2007). «Produção Agrícola Municipal - Cereais, Leguminosas e Oleaginosas». Consultado em 2 de outubro de 2010
? a b c Cidades@ - IBGE (2007). «Produto Interno Bruto dos Municípios». Consultado em 2 de outubro de 2010
? a b Cidades@ - IBGE (2008). «Pecuária». Consultado em 2 de outubro de 2010
? Cidades@ - IBGE (2008). «Lavoura Temporária 2008». Consultado em 2 de outubro de 2010
? a b c d «Economia». Prefeitura Municipal de Erechim. Consultado em 2 de outubro de 2010
? Cidades@ - IBGE (2008). «Estatísticas do Cadastro Central de Empresas». Consultado em 2 de outubro de 2010
? Confederação nacional de municípios (CMN). «Infra-Estrutura - Domicílios Particulares Permanentes e Moradores». Consultado em 7 de outubro de 2010
? Confederação nacional de municípios (CMN). «Infra-Estrutura - Abastecimento de Água». Consultado em 7 de outubro de 2010
? Confederação nacional de municípios (CMN). «Infra-Estrutura - Destino do Lixo». Consultado em 7 de outubro de 2010
? Confederação nacional de municípios (CMN). «Infra-Estrutura - Esgotamento Sanitário». Consultado em 7 de outubro de 2010
? a b c IBGE. «Indicadores sociais dos municípios brasileiros». Consultado em 4 de outubro de 2010
? www.uricer.edu.br. «URI - Universidade Regional Integrada - Campus de Erechim». Consultado em 25 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 12 de janeiro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (21 de março de 2007). «Prefeitura de Erechim assina convênio com a UERGS». Consultado em 25 de dezembro de 2009
? Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). «Cursos». Consultado em 7 de outubro de 2010. Arquivado do original em 24 de julho de 2010
? Governo Federal. «Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - Resultados e Metas». Consultado em 7 de outubro de 2010. Arquivado do original em 9 de outubro de 2007
? a b Cidades@ - IBGE (2008). «Ensino, matrículas, docentes e rede escolar 2008». Consultado em 7 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Renda e pobreza». Consultado em 7 de outubro de 2010
? Cidades@ - IBGE (2005). «Serviços de Saúde 2005». Consultado em 7 de outubro de 2010
? DATASUS. «Caderno de Informações de Saúde - Informações Gerais» (xls). Consultado em 7 de outubro de 2010
? a b c d Prefeitura Municipal de Erechim. «Saúde». Consultado em 7 de outubro de 2010
? Cleide Carvalho (28 de junho de 2009). «Ministério da Saúde confirma primeira morte por gripe suína do país no Rio Grande do Sul». O Globo. Consultado em 7 de outubro de 2010
? Gazeta do Povo (28 de junho de 2009). «RS confirma primeira morte por gripe A H1N1 no País». Consultado em 7 de outubro de 2010
? G1 (7 de maio de 2009). «Ministro confirma primeiros casos de gripe A (H1N1) no Brasil». Consultado em 7 de outubro de 2010. Arquivado do original em 19 de agosto de 2009
? redOrbit (20 de julho de 2010). «H1N1 Still A Pandemic, Says WHO». Consultado em 7 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Saneamento». Consultado em 7 de outubro de 2010
? Ritla (2008). «Base de dados dos municípios» (xls). Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros-2008. Consultado em 9 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (30 de setembro de 2010). «Seminário Regional de Segurança Pública e Direitos Humanos discute a violência contra a mulher». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (16 de junho de 2009). «Erechim terá Programa de Prevenção à Violência». Consultado em 9 de outubro de 2010
? a b Prefeitura Municipal de Erechim (9 de abril de 2010). «Restauração da pista do Aeroporto de Erechim é inaugurada». Consultado em 8 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (6 de outubro de 2010). «NHT Linhas Aéreas retoma voos diários em Erechim». Consultado em 8 de outubro de 2010
? a b c Urbano Erechim. «Transporte Coletivo Urbano da Cidade de Erechim». Consultado em 24 de dezembro de 2009
? a b Prefeitura Municipal de Erechim. «Transporte Urbano». Consultado em 24 de dezembro de 2009
? a b Urbano Erechim. «Preço da Passagem». Consultado em 3 de maio de 2018
? Cidades@ - IBGE (2009). «Frota 2009». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Ijuhi (12 de fevereiro de 2010). «Pelo menos quatro pessoas morrem em acidente na rodovia Erechim-Passo Fundo». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Estação Ferroviária». Consultado em 8 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (17 de maio de 2010). «Audiência pública encaminha comitê para ativação da rede ferroviária». Consultado em 8 de outubro de 2010
? Rio Grande Energia (RGE). «RGE - Rio Grande Energia». Consultado em 15 de julho de 2010. Arquivado do original em 30 de agosto de 2010
? CRERAL. «Área de Atuação». Consultado em 8 de outubro de 2010
? CRERAL. «A CRERAL». Consultado em 8 de outubro de 2010
? RBS TV Erechim (31 de março de 2010). «Audiência discute Abastecimento de água em Erechim». Consultado em 10 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (5 de agosto de 2010). «Prefeitura coloca em Consulta Pública edital de licitação que vai contratar empresa para prestar o serviço de saneamento básico em Erechim». Consultado em 10 de outubro de 2010
? Gláucia Civa (1 de setembro de 2008). «Claro 3G chega a Carlos Barbosa e Erechim». Baguete. Consultado em 10 de outubro de 2010
? Guiatel. «Rio Grande do Sul». Consultado em 10 de outubro de 2010. Arquivado do original em 23 de junho de 2011
? Correios. «CEP de cidades brasileiras». Consultado em 10 de outubro de 2010
? Márcia Lima (19 de janeiro de 2009). «Portabilidade chega ao DDD 54». Baguete. Consultado em 10 de outubro de 2010
? ClicErechim. «Site ClicErechim». Consultado em 10 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Catedral São José». Consultado em 22 de dezembro de 2009
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Pólo da Cultura». Consultado em 22 de dezembro de 2009
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Mercado Popular». Consultado em 22 de dezembro de 2009
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Parque Longines Malinowski». Consultado em 22 de dezembro de 2009
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Castelinho». Consultado em 22 de dezembro de 2009
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Centro Cultural 25 de Julho». Consultado em 22 de dezembro de 2009
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Vale Dourado». Consultado em 22 de dezembro de 2009
? Prefeitura Municipal de Erechim. «Praça da Bandeira». Consultado em 22 de dezembro de 2009
? a b Prefeitura Municipal de Erechim. «Art Déco». Consultado em 8 de outubro de 2010
? Raízes do Sul. «Histórico». Consultado em 8 de outubro de 2010. Arquivado do original em 7 de julho de 2009
? Daubi Piccoh (16 de novembro de 2004). «Erechim é a Capital do Teatro Amador Gaúcho». Consultado em 8 de outubro de 2010
? Diana Rocha (8 de outubro de 2010). «Coral da URI-Campus de Erechim é atração no Cultura de Erechim é 10». ClicRBS. Consultado em 8 de outubro de 2010
? ClicRBS. «Cultura». Consultado em 8 de outubro de 2010
? Diana Rocha (6 de outubro de 2010). «"A arte despertando talentos" está em exposição no Castelinho». ClicRBS. Consultado em 8 de outubro de 2010
? Bom Dia Rio Grande (12 de março de 2010). «Segunda edição do "Elas na Praça" se realiza neste domingo». Consultado em 8 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (19 de novembro de 2008). «Artistas e artesãos ganham espaço da Júlio de Castilhos». Consultado em 8 de outubro de 2010
? «História da Frinape». Frinape. Consultado em 21 de outubro de 2013. Arquivado do original em 21 de outubro de 2013
? O Gol. «Ypiranga Futebol Clube». Consultado em 9 de outubro de 2010
? O Gol. «Colosso da Lagoa». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Diana Rocha (2 de setembro de 2010). «Parabéns Colosso da Lagoa!». ClicRBS. Consultado em 9 de outubro de 2010
? Clube dos Corredores de Erechim CORRE). «Lazer e Alto-Rendimento». Consultado em 9 de outubro de 2010
? «Nomes de participantes do Jogo das Estrelas são divulgados | clicRBS Erechim». wp.clicrbs.com.br. Consultado em 2 de dezembro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (8 de outubro de 2010). «Olimpíada Escolar contará com 23 escolas em 2010». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Prefeitura Municipal de Erechim (24 de setembro de 2009). «Últimos acertos para a Olimpíada Escolar de Erechim ocorrem terça». Consultado em 9 de outubro de 2010
? Prefeitura (4 de maio de 2009). «Erechim vai receber a maior prova de rali de velocidade do Brasil». Consultado em 28 de outubro de 2010
? Rally Brazil. «Historia». Consultado em 8 de outubro de 2010. Arquivado do original em 11 de janeiro de 2012
? Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer (Outubro de 2005). «Feriados Municipais do Rio Grande do Sul» (PDF). Consultado em 9 de outubro de 2010
? Sérgio Ferreira Pantaleão. «Carnaval - é ou não feriado? folga automática pode gerar alteração contratual». Guia Trabalhista. Consultado em 9 de outubro de 2010
? Guia Trabalhista. «Lei Nº 9.093, de 12 de setembro de 1995». Consultado em 9 de outubro de 2010
Veja mais opcoes de venda de cao de guarda em em outras cidades.
Educação a distância (em inglês: distance education) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que discentes e docentes estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.
A EaD, em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.
A EaD também é considerada um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno. O desenvolvimento da autonomia é considerado, por teóricos tais como Jean Piaget e Constance Kamii, peça chave do processo de aprendizagem, no qual o aluno é o foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta o aluno que por sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais.